A importância de se cuidar da peleGrande parte das doenças da pele está relacionada a exposição exce
Gurias vivemos uma rotina acelerada. Devido a correria do dia-a-dia, grande parte das pessoas acaba esquecendo-se de cuidados essenciais que o nosso corpo exige. Hoje, fala-se muito em saúde e cuidados com a aparência. Mas isto não é apenas se atentar a vaidade, cuidar da alimentação ou praticar atividades físicas, cuidar da pele, que também é um órgão e precisa de atenção especial é fundamental.
Existem três fatores para que se tenha uma pele saudável: higiene adequada, hidratação e, o mais importante, proteção solar.
É necessário limpar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, além de poluentes e poeira. O acúmulo de sujeira na pele leva ao entupimento dos poros e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, o que pode contribuir para o envelhecimento precoce.
Cada pessoa deve usar um sabonete adequado para o seu tipo de pele, preferencialmente líquido. Para as peles oleosas ou mistas, o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes com alfa-hidroxiácidos e enxofre, ingredientes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros.
No caso das peles secas e normais, o ideal são os sabonetes líquidos com pH neutro, complementando o processo com loção ou leite (creme) de limpeza.
Outra dica importante é esfoliar a pele duas vezes por semana. Retirar as células mortas é importante para dar uma aparência mais viçosa à pele e estimular a renovação celular.
A hidratação é outro fator importante. Além de auxiliar na manutenção da juventude e da beleza da pele, mantém a integridade da camada de proteção cutânea e evita problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Para que não haja problemas é recomendado o uso diário de hidratantes, adequados a cada tipo de pele, e específicos para o rosto e o corpo.
Para saber o tipo certo, procure seu médico dermatologista para uma orientação, afim de evitar problemas na escolha do hidratante.
É bom lembrar que as peles oleosas também precisam de hidratação. Nesse caso, recomenda-se usar um produto oil-free, que é à base de água e não aumentará a oleosidade da pele.
Uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água, além de evitar exposição excessiva ao sol, manter uma dieta rica em frutas e verduras, que contenha muitas fibras, evitar banhos muito quentes e prolongados, principalmente no inverno e realizar esfoliações excessivas na pele.
A exposição solar é um dos fatores mais preocupante e precisa de cuidados tão especiais quanto a hidratação. A exposição à radiação ultravio-leta (UV) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, como o bronzeamento e o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas.
Essa exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou cancerosos, como o carcinoma basocelular, menos agressivo, o carcinoma espino-celular, que é o segundo tipo mais comum de câncer de pele, sendo responsável por cerca de 20% dos tumores cutâneos não melanoma e o melanoma, que um é tumor maligno.
Grande parte dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol, esclarece a médica. Portanto, recomenda-se que ao sair ao ar livre as pessoas procurem sempre estar à sombra, principalmente no horário de pico, que vai das 10h às 16h da tarde, quando a radiação UVB é mais intensa, além de usar sempre protetor solar com fator de proteção 30 (FPS) ou superior e cobrindo as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças, chapéu ou boné.
Os adolescentes devem dar mais atenção à higiene e aos cuidados cutâneos. Já crianças e idosos devem privilegiar a hidratação. “Indiscutivelmente dos seis meses de idade até o final da vida, todos devem privilegiar a proteção solar, afim de evitar cânceres e outros problemas com a pele.
Fica a dica 😉