top of page
  • Foto do escritorDéia Honorio

De olho na data de validade dos seus cosméticos


Gurias voês ficam atentas ao prazo de validade dos cosméticos que estão em seu banheiro e em seu nécessaire?

A composição química complexa e o contato direto com a pele e mucosas exige sua total atenção em relação ao tempo de duração. Diferenças na apresentação das embalagens, no fato de serem industrializados ou manipulados, entre outras dúvidas, podem nos confundir. A maioria dos produtos têm prazo de validade de 6 a 12 meses após abertos, mesmo que conste na embalagem um período maior. Todo o produto fora da data de vencimento pode trazer alergias e levar até a complicações mais graves. Conheça os prazos e consequências de alguns produtos: Esmaltes:

Tem um prazo de validade de 1 a 2 anos, após esse período ficam com uma aparência mais grossa e a cor muda, porque ao longo do tempo o solvente evapora, podendo causar mudanças na textura da unha e irritações na cutícula.

Xampus:

Perdem o efeito de limpeza de maneira eficaz, podendo levar ao aparecimento de caspa no couro cabeludo, deixando o cabelo enfraquecido e intensificando a oleosidade.

Bases e pós:

Os produtos manipulados têm validade de 3 meses, já os industrializados têm de 1 a 2 anos.

Podem causar alergia e irritações após o vencimento.

Hidratantes:

Podem causar eczema ou rash (uma erupção cutânea que deixa a pele avermelhada e áspera) após a expiração.

Máscaras de cílios:

Tem validade média de um ano e podem deixar os cílios enfraquecidos, causando a queda dos fios, além de que, por entrar em contato direto com seus olhos, porem ser imãs para infecções, deixando seus olhos avermelhados e inchados.

Desodorantes:

Deixam a pele com aspecto duro e ressecado, podendo fazer pequenos cortes nas axilas.

Protetores solares:

Perdem o efeito da proteção contra os raios UV, o que pode levar a um melasma e irritações na pele. Produtos que têm em sua fórmula vitamina C ou hidroquinona (usado no clareamento de manchas), costumam oxidar e os cremes ficam amarelados, já os produtos que têm conservantes servem para evitar contaminações na fórmula, depois do prazo de validade esse efeito acaba, podendo nos deixar expostos aos riscos citados acima.

O importante é para sempre prestar atenção nas mudanças de aspecto e cheiro dos produtos, para evitar o acúmulo de bactérias e fungos, e consequentemente, se prevenindo de infecções e alergias. E nunca esqueça: leia a embalagem!

Lá tem todas as informações que você precisa, como melhor conservá-lo e fatores para evitar como contato com calor, exposição a ambientes úmidos e deixar a embalagem aberta, que pode reduzir ainda mais a duração do produto.

Super Bjssss...

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page