5 mitos sobre depilação facial
Gurias vcs sabiam que a depilação facial era um dos principais truques de beleza da atriz Marilyn Monroe, considerada uma das mulheres mais belas de todos os tempos?
Pudera: a remoção de pelos indesejados no rosto deixa a pele mais lisa e macia e proporciona uma maquiagem mais uniforme.
Todo mundo tem e no corpo inteiro.
Eles podem até variar de acordo com a etnia ou o sexo, serem grossos ou finos, mas os pelos cobrem quase toda a nossa pele, o maior órgão do corpo humano. Por mais trivial que o assunto seja, a depilação ainda está cercada de mitos.
Recentemente, a ex-BBB Talita foi flagrada pelas câmeras do reality show usando uma lâmina para livrar-se dos pelos da face.
Antes da aeromoça, outra participante do BBB13, Fernanda Keulla, também já havia causado estranheza ao raspar o buço.
Raspar os pelos do corpo com lâmina de barbear não faz com que eles cresçam mais grosso.
Ao raspar a barba, a cortamos na área em que o pelo é mais espesso, dando a falsa impressão de que ele engrossou.
Mas um barbear correto envolve, sim, cuidados que nem todos os homens tomam.
A barba deve ser feita no sentido dos pelos, com água morna, bastante creme de barbear e uma lâmina nova, para evitar a pseudofoliculite [pelo encravado].
Diferentemente da pseudofoliculite, a foliculite 'verdadeira' é causada por uma bactéria chamada Staphilococcus aureus e é contagiosa. Por isso, o cuidado com os pelos do corpo ultrapassa a preocupação estética. Dependendo da forma como mexemos neles, podemos provocar danos na pele.
Assim, muitas histórias que podem parecer mito revelam-se verdadeiras.
A depilação, por exemplo, pode manchar ou escurecer a pele.
A cera quente pode manchar devido ao calor local e até causar uma queimadura, principalmente em indivíduos que fazem tratamento com ácido.
A depilação a laser também pode deixar manchas, "tanto pela emissão da luz quanto pelo calor.
Pelos são importantes
Há quem os ache pouco higiênicos ou causadores de odores fortes, mas nada disso é verdade. Vale lembrar que os pelos possuem uma função importante no nosso corpo e que algumas partes devem ser cobertas por eles.
Os resultados preliminares de uma pesquisa feita na França indicam que a depilação com cera, chamada no exterior de "Brazilian wax", assim como outros métodos de remoção de pelos pubianos, pode aumentar o risco de infecções de pele transmitidas durante o sexo.
O estudo analisou especificamente o risco de contrair uma infecção causada por um vírus chamado "Molluscum contagiosum". A infecção, que provoca manchas que se parecem com pérolas, é comum em crianças, porém, nos últimos anos, verificou-se um aumento expressivo de casos transmitidos por contato sexual em várias partes do mundo.
Especialistas também acreditam que a remoção de pelos pubianos pode aumentar o risco de infecções de pele na área genital. Segundo eles, pequenos cortes na pele - frequentes durante a depilação - podem ser uma porta de entrada para vírus e bactérias.
O vírus do herpes é conhecido por ser mais transmissível quando há pequenos traumas na pele durante o sexo.
Mas apesar de ser bastante popular em todo o mundo, a depilação facial ainda é cercada por alguns mitos.
Conheça cinco deles e tire as duas dúvidas:
1. O buço só pode ser depilado com cera
MITO. Cera quente, cera fria e cremes depilatórios são excelentes opções de métodos para remover os pelos do buço. Porém, é importante utilizar produtos formulados especialmente para a depilação facial.
2. É necessário esperar os pelos do buço crescerem pelo menos 2mm antes de realizar uma nova depilação com cera
MITO.
Com Folhas de Cera Fria Facial é possível realizar a depilação do buço com pelos a partir de 1,5mm em casa, de maneira prática. Outra opção é o creme depilatório facial, que pode ser utilizado em pelos ainda mais curtos.
3. Protetor solar ajuda a evitar manchas de depilação no rosto
VERDADE. Após a depilação, a pele fica sensível e precisa ser protegida do sol. Utilize filtro solar diariamente para evitar o problema.
4. Esfoliação ajuda a evitar pelos encravados no rosto
VERDADE. Os pelos encravam porque, durante seu crescimento, não conseguem romper a barreira da pele, ficando encurvados e causando foliculite. Esfoliar a pele suavemente com um produto adequado ajuda a deixá-la mais fina, facilitando o crescimento dos pelos. Mas atenção: evite a esfoliação no dia em que for depilar, pois isso pode deixar a pele mais sensível. O ideal é realizar uma esfoliação suave pelo menos 48 horas antes de realizar a depilação.
5. Posso usar maquiagem logo após depilar o buço
MITO. Após a depilação, a pele do rosto fica mais sensível. Usar maquiagem imediatamente pode causar irritação, foliculite e até manchar a pele. Até 24 horas após a remoção dos pelos, evite utilizar produtos hidratantes e outros produtos perfumados ou com álcool. E antes de depilar, lembre-se de lavar o rosto muito bem com um sabonete adequado, removendo impurezas e restos de cremes e maquiagem.
Bjsssss....